Ícone do site A/Latam

Confira 20 hábitos que fazem engordar e prejudicam a saúde

A/Latam: Imagem pública

Os 20 Hábitos que Fazem Você Engordar podem ser hábitos simples, que muitas vezes o fazemos e nem percebemos. Você pensava que era a comida que te engordava, né? Não mesmo, mais difícil do que tentar emagrecer é evitar todos os Hábitos que Fazem Você Engordar.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada a ajuda a controlar o peso e melhorar o metabolismo do organismo, reduzindo a produção de gordura e de radicais livres, que são as principais substâncias causadoras de doenças e de envelhecimento precoce.

Confira 20 hábitos que fazem engordar e prejudicam a saúde

1. Não comer verduras e legumes

A/Latam: Imagem pública

O baixo consumo de frutas e verduras muitas vezes levam a problemas como constipação, cáries, deficiência de vitaminas e minerais. Hoje, encontramos muitos adolescentes com doenças antes vistas apenas em idosos, como a diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade.

Uma outra maneira de ajudar quem não tem costume de comer verduras e legumes é deixar tudo picadinho na hora de ingerir. “Corte em cubos ou em tiras, e deixe bem pequeno o alimento e misture com um arroz, por exemplo.

Contínua…

Próxima página: comer doce no lugar da refeição, pode gerar picos de glicemia altos, gerando mal estar.

2. Comer um doce no lugar de uma refeição

A/Latam: Imagem pública

Nunca devemos trocar um doce por um prato de comida, o doce possui carboidratos simples que libera açúcar no sangue muito rápido. Além do aumento de peso, ele pode gerar picos de glicemia altos, gerando mal estar.

O hábito de comer um docinho após o almoço ou janta também pode prejudicar a saúde bucal. Os ácidos produzidos pela fermentação do doce deixam os dentes frágeis pela retirada dos minerais dos mesmos para compensar o PH da boca, que fica muito ácido após o consumo de doces.

Contínua…

Saiba os cuidados que você deve ter ao consumir alimentos light...

3. Exagerar nos alimentos light

A/Latam: Imagem pública

Muita gente se joga nos alimentos light sem ao menos ler a tabela nutricional presente na caixinha. o principal problema dos alimentos light é a quantidade de sódio. Sempre olhe no rótulo e veja se o sódio é menor do que 100 mg.

O sódio ajuda na retenção de líquidos, aumento de pressão e estética defeituosa do corpo como a celulite. Tudo o que não é consumido com moderação na quantidade e horário certo, faz mal para a saúde.

Contínua…

Tomar muito café ao longo do dia pode dar celulite ou acentuar … Confira!

4. Tomar muito café ao longo do dia

A/Latam: Imagem pública

O café é bom para o coração, é energético, porém, tem cafeína, que em excesso pode fazer mal para o organismo, principalmente para quem tem histórico de pressão alta. Uma xícara de café pequena por dia é o suficiente.

O consumo excessivo de cafeína pode causar overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes.

Contínua…

Beber líquidos durante as refeições engorda?

5. Tomar líquido na hora da comida

A/latam: Imagem pública

Muito se discute sobre o ato de ingerir líquidos na hora da refeição – Segundo nutricionistas, 200 a 250 ml durante a refeição não vai atrapalhar em nada. O problema é tomar líquidos acima do normal durante a refeição, isso pode atrapalhar na absorção dos nutrientes.

Apesar da água não ter calorias, consumi-la durante a refeição pode favorecer o ganho de peso, isso porque promove uma dilatação no estômago, o que acaba por interferir na sensação de saciedade.

Contínua…

O baixo consumo de frutas muitas vezes levam a problemas como…

6. Não comer frutas

A/Latam: Imagem pública

Segundo estatísticas, o consumo baixo de frutas resulta em quase 1,3 milhão de mortes por AVC e mais de 520 mil mortes por doenças cardíaca coronária por ano em todo o mundo.

As frutas deixam o organismo forte e resistente. As fibras o deixam em equilíbrio, filtrando as toxinas e garantindo seu bom funcionamento.

Contínua…

ATENÇÃO! Distúrbios alimentares podem ser desenvolvidos no futuro por conta de exigir do corpo uma ação que ele não pode manter por muito tempo. Confira…

7. Cortar o carboidrato radicalmente da alimentação

A/Latam: Imagem pública

Fazer uma dieta sem carboidrato pode fazer mal para a saúde se ela não for bem orientada por um nutricionista, pois pode acabar levando à redução no consumo de vitaminas, minerais e fibras, que são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, causando fadiga muito forte, falta de energia, a pessoa fica apática, cansada, pode ter queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e mau humor.

Ainda de acordo com nutricionista, a pessoa que adota o corte de carboidratos como solução para chegar no peso ideal, acaba sofrendo com efeitos colaterais sérios.

Contínua…

Quando isso acontece, os alimentos ficam menos tempo no estômago e é até possível controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo. Confira!

8. Não mastigar bem

A/Latam: Imagem pública

Não mastigar os alimentos leva a um processo de má digestão e ainda a um maior consumo de calorias, já que a sensação de saciedade leva de 15 a 20 minutos para acontecer.

A mastigação ineficiente leva a um menor aproveitamento dos nutrientes e pode provocar doenças como gastrites e úlceras, aumentando também as chances da pessoa ganhar peso.

Contínua…

Mito ou verdade: comer massa todos os dias engorda?

9. Comer massa no almoço todos os dias

A/Latam: Imagem pública

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar.

No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.

Contínua…

Pode gerar um envelhecimento precoce e danos nas células se você deixar de fazer isso…

10. Não tomar água

A/Latam: Imagem pública

Corpo desidratado pode gerar um envelhecimento precoce e danos nas células, causando um desequilíbrio no organismo. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Parece estranho, certo? Mas os sintomas deste tipo de intoxicação incluem dores de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e até parada cardíaca.

Contínua…

Pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins, devido ao aumento da glicose e da retenção de líquidos no corpo

11. Excesso de açúcar e de sal

A/Latam: Imagem pública

Estes são alguns dos maiores vilões da alimentação. Muito sal pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins, devido ao aumento da glicose e da retenção de líquidos no corpo. 

Muito açúcar pode causar o acúmulo de gordura, à obesidade e a diabetes. O excesso de ambos prejudicam sua saúde.

Contínua…

Confira um hábito muito comum entre os brasileiros que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo..

12. Não tomar café da manhã

A/Latam: Imagem pública

café da manhã é fundamental para a manutenção de energia. “O café da manhã é responsável pela regularização de diversos hormônios, assim como o cortisol, que tem seu pico elevado pela manhã e à noite. Pular a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas. Isso acontece porque quem pula refeições normalmente não tem uma alimentação saudável e não segue uma dieta equilibrada, o que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo.

Contínua…

O consumo diário de carnes vermelhas aumenta o risco de desenvolvimento de doenças como…

13. Comer muita carne vermelha

A/Latam: Imagem pública

Comer carne vermelha em excesso também é um erro comum. O consumo diário de carnes vermelhas aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, podendo haver alteração no funcionamento do coração, aumento do colesterol, aterosclerose e pressão alta. O ideal é consumir carnes magras de duas a três vezes na semana.

Como Reduzir consumo de carne vermelha? Você pode inserir na sua dieta Ervilha, quinoa, feijão-fradinho, milho, brotos em geral e folhas verde-escuras também complementam a dieta e ajudam a substituir a carne na refeição.

Contínua…

Saiba o que pode causar se ingerir refrigerante em excesso ?

14.Tomar muito refrigerante

A/Latam: Imagem pública

O consumo de refrigerantes leva a uma diminuição do consumo de água e sucos naturais, que são fundamentais em uma alimentação equilibrada. Além disso, a bebida contribui para redução da saciedade, assim você sentirá fome a todo momento.

Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.

Contínua…

Você sabia que o horário das refeições afeta a sua cintura. Saiba mais!

15. Almoçar ou jantar cada dia em um horário

A/Latam: Imagem Google

Para quem tem rotina, fica fácil se organizar para fazer as refeições todos os dias no mesmo horário. Mas para quem tem um trabalho ou rotina um pouco mais atípico isso já fica mais difícil. 

Assim como ir dormir sempre no mesmo horário aprimora a qualidade do sono, fazer as refeições em momentos estabelecidos do dia pode apoiar a digestão e a qualidade geral da alimentação. O corpo regula suas atividades graças a um relógio interno que controla os processos de vigília e sono, o chamado ciclo circadiano.

Contínua…

Parece tentador, mas vale a pena trocar refeições por shakes, mas fique atento confira agora algumas dicas de saúde…

16. Tomar shakes para substituir as refeições

A/Latam: Imagem Google

Os famosos shakes são bem atraentes por prometerem a sensação de saciedade de forma rápida e pouco calórica, mas os especialistas não incentivam o hábito.

O shake é um produto processado, o que foge da ideia de uma alimentação natural. Tomar shake ainda pode levar a um período menor de saciedade e inclusive à deficiência de algum nutriente, como vitaminas e minerais.

Contínua…

Beliscar demais entre as refeições põe em risco a reeducação alimentar

17. Beliscar o dia todo

A/Latam: Imagem pública

Beliscar alimentos calóricos pode gerar um aumento de peso e a compulsão alimentar”. Para garantir a boa forma não é preciso parar de comer, mas sim, saber fazer escolhas inteligentes e ter bom senso na hora de montar um prato de comida. “O ideal é fracionar as refeições.

Fome nunca mais: uma seleção de petiscos que não fogem da dieta

  • Bateu a fome? …
  • Frutas secas saciam e substituem os doces.
  • Consumir legumes crus refresca e ajuda a controlar a compulsão por comida.
  • Cream crackers integrais estão na lista dos alimentos ideias para beliscar entre refeições.

Contínua…

Dieta com ração humana: é prejudicial a saúde?

18. Comer ração humana no lugar de uma refeição

A/Latam: Imagem pública

A ração humana virou uma febre há alguns anos, quando surgiu com a promessa de saciar a fome e ajudar na perda de peso. No entanto, segundo a nutricionista Livia, não deve ser consumida com o intuito de emagrecimento. “Além disso, o consumo dos mesmos ingredientes todos os dias acaba enjoando e até mesmo gerando um processo alérgico.

” Ela explica que outro problema é o excesso de fibras, que compete com a absorção de diversas vitaminas e minerais, gerando uma deficiência nutricional. “O ideal é variar sempre as fibras, e não necessariamente consumi-las todas juntas. Mas lembre-se que você nunca deve substituir isto por uma refeição, sendo ração humana ou não”, explica.

Contínua…

Saiba o que acontece com seu corpo quando você come demais

19. Comer em grande quantidade

A/Latam: Imagem pública

Comer em grande quantidade contribui para o aumento de peso e doenças metabólicas, que podem vir junto com o excesso de tecido adiposo, resistência insulínica, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, distúrbios hormonais entre muitos outros.

O ideal é fracionar as refeições. Quando consumimos muitas calorias de uma só vez, a chance de ingerir excessos é muito grande e isso faz com que nosso organismo estoque em forma de gordura.

Contínua…

Comer várias fontes de carboidratos na mesma refeição é um bom hábito? Confira…

20. Misturar dois carboidratos no prato

A/Latam: Imagem pública

Os carboidratos são uma fonte de energia rápida para as células do corpo humano. Facilmente digeridos, eles aumentam a disposição logo após seu consumo.

Apesar de esta combinação ser uma das grandes vilãs das dietas, a nutricionista Paula explica que a mistura pode ser feita desde que as porções sejam divididas de forma que somem uma porção. “Por exemplo, se for comer purê de batatas, coma apenas duas colheres de sopa, com duas de arroz”, orienta.

Clique em PRÓXIMO e veja mais

Sair da versão mobile