Receita do pão de queijo perfeito

Receita do pão de queijo perfeito
Receita do pão de queijo perfeito

A receita do pão de queijo perfeito é de baixa complexidade e vai agradar a toda a sua família, levando uma iguaria muito apreciada para o lanche em família. Depois de colocar em prática essa receita, o próximo passo é fazer experimentações alterando ingredientes. Trocando o tipo de polvilho ou o tipo de queijo, não  há dúvida que o resultado sempre agrada a todos.

Essa receita é do Professor Maurício Lopes usando polvilho azedo. Acompanhe e deixe nos comentários o resultado das suas peripécias culinárias.

– Preaqueça o forno a 180ºC.

– Em uma panela, aqueça o leite e a manteiga até levantar fervura.

– O próximo passo é adicionar essa mistura fervendo ao polvilho, mexendo para criar uma pasta grudente.

-Agora é a hora do queijo ralado, que vai dar um toque todo especial na sua receita de pão de queijo perfeito. Adicione o ovo e misture novamente, ajustando o sal em seguida. 

– Como as mãos untadas com óleo, modele os pãos de queijo em pequenas bolinhas.

– Agora é só assar os pães em forno médio até que fiquem dourados. Uma dica super importante é preaquecer o forno antes, evitando que fiquem com formato disforme e com a casca mole.

Receita do pão de queijo perfeito
Receita do pão de queijo perfeito

Variações para a receita do pão de queijo perfeito

Mantenha o modo de preparo, mude apenas os ingredientes – ao trocar o queijo, é preciso fazer algumas alterações nas proporções de gordura e de polvilho. 

Pão de queijo de parmesão200g de parmesão ralado fino; 200 g de polvilho azedo, 40 ml de óleo de girassol; 100 ml de água, 1 ovo e sal a gosto.

Pão de queijo de provolone: 200g de provolone ralado; 200 g de polvilho azedo; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.

Pão de queijo de queijo reino200g de queijo reino; 200 g de polvilho doce; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.

A função de cada ingrediente na receita do pão de queijo perfeito

● Polvilho | Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos.

● Queijo | Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. Quanto mais curado, melhor. Queijo bem duro, de ralar, é bom para pão de queijo.

● Gordura | Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga e banha.

● Leite/água | A água e/ou o leite faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Com leite, ela fica mais pegajosa e mas difícil de modelar.

Leia também: Confira os 34 famosos que tem sobrenomes comuns

Fonte: Paladar Estadão

Clique em PRÓXIMO e veja mais