
Nesta quarta-feira(16), finalmente o Toyota Prius 2023 foi apresentado, após grande expectativa com os teasers e detalhes preliminares. A chegada da quinta geração de um dos modelos precursores desse nicho traz novidades, sendo o primeiro na variante plug-in, além de incorporar grandes avanços técnicos e dinâmicos.
As novidades do Toyota Prius 2023




Visualmente, o Toyota Prius 2023 está alinhado com a linguagem visual do modelo que o inspirou, o SUV elétrico bZ4X. A parte frontal chama a atenção pelo estilo pontiagudo, com faróis bem recortados integrados à grade e em harmonia com a ampla abertura inferior no para-choque. Na lateral, as linhas não sofreram tantas alterações, mas estão mais dinâmicas e arrojadas. Agora as maçanetas traseiras estão camufladas na coluna, as lanternas traseiras são interligadas e envoltas em fundo preto, que contrasta com a pintura da carroceria.
As dimensões do Toyota Prius 2023 mudaram, e agora o modelo está menor (46 milímetros), mais baixo (50 milímetros) e mais largo (22 milímetros) que a geração anterior, com a distância entre-eixos ligeiramente ampliada em 50 milímetros.
A parte interna do Toyota Prius 2023 incorpora a linguagem se estilo Island Architecture, com design inspirado no crossover bZ4X, incluindo a posição da central multimídia e comandos gerais, design do volante e do quadro de instrumentos digital.
Para a Europa, o Prius 2023 será oferecido somente na versão PHEV, ou seja, híbrido do tipo plug-in. O conjunto mecânico é protagonizado pelo motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e entrega 223 cv de potência. É um salto e tanto na comparação com o propulsor 1.8 usado até então, com apenas 122 cv. A bateria, instalada sob o banco traseiro, também é nova e conta com 13,6 quilowatts-hora, contra 8,8 kWh do modelo anterior.
Segundo a Toyota, o alcance apenas no modo elétrico é “50% maior do que a geração atual”. Ou seja, aproximadamente 94,15 quilômetros (contra 63 km do carro atual). As especificações técnicas da versão híbrida convencional serão reveladas em breve.
Por aqui, a Toyota deixou de oferecer o Prius em 2021, mas confirmou na época que estuda trazer o modelo de volta em outro momento. A oportunidade surge justamente agora com a nova geração, mais eficiente e arrojada. Estratégia interessante seria lançar o modelo na variante PHEV, para gerar diferenciação em relação ao Corolla Hybrid tradicional.
Leia também: Conheça as namoradas dos pilotos da F1
Leia também: Os 10 craques fora da Copa do Catar 2022