Selante de cera de carnaúba vs. tinta: qual escolher

Imagem Ilustrativa

Muitos proprietários de automóveis ficam sempre confusos ao escolher entre cera e selante de tinta para seus carros. No que diz respeito à tecnologia de detalhamento de automóveis, os produtos de proteção de pintura avançaram, trazendo à tona as diferenças distintas entre os dois termos.

O que é cera?

A cera de revestimento é muito popular e é feita principalmente de vários materiais conhecidos como sólidos maleáveis. Normalmente, a substância pode mudar de sólida para líquida em temperaturas ligeiramente altas. A cera atua como uma camada entre a pintura original do seu carro e os elementos externos, como os fortes raios ultravioleta. 

Você já deve ter ouvido falar da famosa cera de carnaúba. Seu nome vem do fato de ser obtido das folhas da palmeira carnaúba. A planta é originária do norte do Brasil, caracterizado por um clima quente e úmido, por isso a cera é uma tática de sobrevivência. Ele atua como uma camada protetora para proteger as folhas do calor excessivo, dos raios ultravioleta e da água. 

A cera de carnaúba é naturalmente dura, por isso os fabricantes de cera para automóveis a misturam com alguns solventes para obter uma forma maleável. Quando aplicado sobre a pintura de um carro, forma uma camada fina que protege a pintura contra danos. O revestimento de cera também evita lascas de tinta devido ao atrito reduzido entre o carro e tudo que ele encontra. Se você pesquisar como consertar pinturas de carros danificadas pelo sol , perceberá que isso pode ser caro. Como a cera de carnaúba tem um ponto de fusão elevado, não há chance de o carro ser danificado pelos raios solares, mesmo nas estações mais quentes.

O que é um selante de tinta?

Um selante de tinta imita as características da cera de carro, mas é mais de natureza sintética do que orgânica. Um selante de carro é mais forte do que a cera, mas ainda tem as mesmas deficiências da cera; suscetibilidade a sabonetes de lavagem de carro e dura apenas um curto período.

Revestimento cerâmico vs. cera

Você pode ter ouvido falar do debate entre revestimento cerâmico e cera . O revestimento cerâmico é um avanço mais resistente no setor de detalhamento de automóveis, pois atua de forma diferente da cera tradicional. Ele gera uma ação de cura, uma vez aplicado à superfície do carro. A cura adere à pintura do carro e forma uma camada dura que é resistente à água, ao sabão e resistente a outros poluentes ambientais.

Portanto, os revestimentos cerâmicos fornecem uma camada mais permanente do que a cera tradicional. Eles funcionam contra o calor, os raios ultravioleta, os detergentes agressivos e os contaminantes ambientais muito melhor do que a cera. No entanto, você precisa pesquisar um produto de revestimento cerâmico antes de comprá-lo para garantir que seja de boa qualidade. Verificar as avaliações, como as da Shine Armor, ajuda você a tomar uma decisão de compra informada.

Por outro lado, a cera simplesmente fica na superfície do carro, mas não forma uma ligação química como nos revestimentos de cerâmica. A frequência com que você aplica ceras e selantes em seu veículo depende de seu uso. A regra geral é a cada 4-6 semanas para carros de uso geral.

Com revestimento cerâmico como o Car Pro Reload , não requer reaplicação de vez em quando. Depois de se inscrever, seu carro pode manter o brilho pelos próximos anos, dependendo dos riscos ambientais aos quais está exposto.

Conclusão

Com a compreensão dos diferentes produtos de detalhamento de carro, felizmente, agora você pode escolher o certo para o seu carro.

Clique em PRÓXIMO e veja mais