Novo Audi R8 GT 2023 é a versão de despedida do motor V10

Novo Audi R8 GT 2023 - Foto: Divulgação
Novo Audi R8 GT 2023 – Foto: Divulgação

O novo Audi R8 GT marca uma despedida do esportivo, ao menos da forma como o conhecemos até então. O GT marca o fim de uma era com a despedida do motor V10 FSI de 5,2 litros naturalmente aspirado. Mas essa despedida será em grande estilo, já que o GT vai combinar o melhor de dois mundos, aliando a maior potência do modelo Quattro com o pacote mais leve da variante RWD. 

Novo Audi R8 GT em detalhes

A potência do novo Audi R8 GT chega aos 612 cv, com torque máximo de 57,65 kgfm a partir de 6.400 rpm, e toda a força é enviada para as rodas traseiras. A transmissão de sete velocidades e dupla embreagem foi recém-desenvolvida, e garante trocas de marcha bem mais rápidas do as versões anteriores. 

O desempenho do novo Audi R8 GT é bruto, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e chegando aos 200 km/h em 10,1 segundos, com velocidade máxima de 320 km/h. Para situações específicas e ao gosto do piloto, há um ajuste de sete níveis para a quantidade de torque, que pode ser canalizada para o eixo traseiro. 

O desenvolvimento do novo Audi R8 GT conseguiu reduzir o peso final em 20 quilos em comparação ao R8 V10 RWD padrão, o que afeta diretamente o desempenho e a dinâmica do carro. O peso total agora é de 1.570 kg graças com a uma dieta que envolveu rodas forjadas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Sport Cup 2 e freios de cerâmica. Os bancos tipo concha e uma barra estabilizadora de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no eixo dianteiro contribuem para a dieta que reduziu o peso.

Esteticamente, o novo Audi R8 GT ganhou logotipo das quatro argolas e o emblema “R8 GT” na traseira escurecidos, além de novo kit aerodinâmico de carroceria feito em fibra de carbono aperfeiçoado no túnel de vento. Homenageando o R8 GT original, a última versão é pintada em cinza fosco Suzuka. Opcionalmente, há o cinza Daytona ou a Vermelho Tango metálica. 

Na parte interno, os bancos vermelhos também remetem ao R8 GT de 2010, enquanto a placa numerada abaixo da alavanca de câmbio serve para provar a exclusividade da versão. Serão apenas 333 unidades produzidas do novo Audi R8 GT, volume bem semelhante da edição especial da geração anterior. 

A previsão é que a versão de despedida do motor V10 chegará nas lojas em 2023, sendo oferecido com preço partir de 225.000 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 1.151.847.

Leia também – Conheça as namoradas dos pilotos da F1

Leia também –  Jô Soares conheça sua história de vida

Clique em PRÓXIMO e veja mais