Ford GT Le Mans Edition é a nova e última série especial do superesportivo

Ford GT Le Mans Edition - Foto: Divulgação
Ford GT Le Mans Edition – Foto: Divulgação

O Ford GT Le Mans Edition acaba de ser apresentado como a última série especial da geração atual do superesportivo americano. É a homenagem da montadora a todo legado histórico do Ford GT nas pistas, especialmente nas vitórias de 1996 e 2016 nas duríssima prova 24 Horas de Le Mans. O modelo terá apenas 20 unidades produzidas, antes de encerrar a produção do modelo no final de 2022.

Mark Rushbrook é o diretor global da Ford Performance Motorsports, e explica que o Ford GT por si só já é um supercarro que inova em design, engenharia e materiais: “O encerramento deste capítulo do Ford GT de rua nos deu a chance de injetar no GT LM Edition, ainda mais, o coração e a alma de um carro de corrida vencedor.”

O Ford GT LM Edition 2022 homenageia a performance da terceira geração do esportivo nas 24 Horas de Le Mans, especialmente a de 2016 com o Ford GT nº 68 pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, o americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller. A celebração também é direcionada a equipe Ford Chip Ganassi, que preparou o GT nº 68 em pouco mais de um ano, ou exatos 395 dias.

Ford GT Le Mans Edition - Foto: Divulgação
Ford GT Le Mans Edition – Foto: Divulgação

Naquele ano de 2016, o Ford GT 68 enfrentou uma Ferrari 1966 em uma dura batalha, assumindo a liderança da prova pela última vez na 20ª hora. Nas três ocasiões em que a Ford ultrapassou a Ferrari, era o piloto americano Joey Hand que estava ao volante, reacendendo uma rivalidade de 50 anos entre as duas marcas.

Além do n° 68, o Ford GT LM Edition 2022 também homenageia o Ford GT n° 69 pilotado por Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook, que chegou ao pódio em terceiro lugar. Os de n° 66 e 67 terminaram em quarto e nono lugar, respectivamente.

Ford GT Le Mans Edition - Foto: Divulgação
Ford GT Le Mans Edition – Foto: Divulgação

Ford GT Le Mans Edition em detalhes

O Ford GT Le Mans Edition 2022 é construído com carroceria em fibra de carbono e pintado na cor Liquid Silver. A referência do GT 68 vencedor está nos detalhes em vermelho ou azul. As rodas são de 20 polegadas, também em fibra de carbono e com porcas de titânio. A fibra também está nos bancos, que têm revestimento em Alcantara. O painel, pilares e teto têm acabamento em couro e Alcantara pretos.

Outros detalhes com fibra de carbono aparente do Ford GT Le Mans Edition estão no console, saídas de ar e colunas. Como opcional, há fibra de carbono tonalizado em vermelho ou azul e aplicado nas soleiras das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro.

Com diferencial exclusivo, o Ford GT Le Mans Edition tem um emblema no painel, confeccionado com material tirado do motor do Ford GT n° 69 que já falamos antes. Para confecção do emblema, o motor foi tirado do carro original, desmontado e seu virabrequim foi transformado em um pó, dando origem a uma liga exclusiva usada para imprimir o emblema em 3D.

Leia também: Conheça as namoradas dos pilotos da F1

Leia também: Os 10 craques fora da Copa do Catar 2022

Clique em PRÓXIMO e veja mais